Cidades

Covid-19: primeira indígena a receber vacina em Maricá tem 92 anos

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: primeira indígena a receber vacina em Maricá tem 92 anos
A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação. Foto: Marcos Fabrício / Prefeitura de Maricá

A vacinação de índios da aldeia Tekoa Ka’aguy Ovy Porã (“Mata Verde Bonita”, na língua guarani), que fica bairro de São José de Imbassaí, em Maricá, aconteceu na tarde desta terça-feira (19).

Ao todo, 44 indígenas foram imunizados. O povo guarani recebeu os agentes utilizando pinturas corporais, as mesmas que usam em dias de celebração.  A pajé Lidia Nunes, de 92 anos, recebeu a primeira aplicação.  

“Fico feliz e emocionada de participar de algo novo para nós. Desejo que Ianderu (Deus) continue dando sabedoria a todos para continuar”, declarou Lídia, que celebrou com um cântico na língua tupi. 

O primeiro lote, com 2.035 doses da vacina, que foi desenvolvido pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, chegou no Posto de Saúde Central de Maricá, por volta das 12 horas.

Em seguida, algumas unidades foram levadas para o Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, referência no tratamento da Covid-19 no município, onde a técnica de enfermagem Lenilza Corrêa da Silva, de 64 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no município.

As vacinas estão sendo aplicadas nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos em asilos e indígenas em aldeias.

< Hospital Antônio Pedro inicia vacinação de funcionários Tiroteio e carga de ração recuperada em São Gonçalo <